FAQ - Dúvidas Frequentes

 

Nota Fiscal - VERSÃO 4.0 

 

Dúvidas Iniciais da Operação

 

Gerenciamento de Pedidos

 

Gerenciamento de Produtos

 

Relatórios/Faturamento

 

SAC - Eventuais Problemas com Clientes

 

Seller Center

 

Marketing

 

Para dicas de como turbinar suas vendas na Dafiti, acesso o Guia do Vendedor.

 

Dúvidas Iniciais da Operação

Por qual forma eu devo enviar os pedidos: E-SEDEX, PAC ou SEDEX?

Caso você possua um contrato com os Correios, você pode enviar os produtos via e-Sedex. Caso você não possua contrato com os correios, você necessariamente deverá enviar os produtos via PAC.(voltar ao topo)

 

Eu realmente preciso enviar a Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) ao cliente?

Você só poderá realizar vendas dentro da plataforma de Marketplace da Dafiti caso você esteja emitindo Nota Fiscal Eletrônica. Caso você não consiga emitir Nota Fiscal Eletrônica ainda, avise imediatamente o responsável pela sua conta dentro da Dafiti. É indispensável o envio da Nota Fiscal Eletrônica dentro da embalagem do produto e no lado de fora da embalagem. Não é permitido enviar a Nota Fiscal Eletrônica ao email do cliente.(voltar ao topo)
 

Eu posso ter acesso aos e-mails dos clientes?

Não. A Dafiti não permite aos fornecedores de Marketplace terem acesso aos e-mails dos clientes.(voltar ao topo)

 

O contrato não chegou ainda e eu já realizei uma venda. Há algum problema?

Como toda conversa entre você o responsável pela sua conta na Dafiti está documentada em email, não há problemas.(voltar ao topo)

 

No site da Dafiti aparece que o frete é grátis a partir de R$99,90. Eu sou obrigado a fornecer frete grátis? Eu posso fornecer frete grátis em vendas acima de um determinado valor?

Conforme consta na descrição do frete grátis fornecido pela Dafiti, ele só é valido para produtos vendidos e entregue pela Dafiti, o que não se aplica aos fornecedores no modelo de negócio Marketplace. Entretanto, caso o fornecedor deseje fornecer frete grátis acima de um determinado valor, basta ele avisar o responsável pela sua conta dentro da Dafiti que isso será alterado no nosso sistema.(voltar ao topo)

 

Como eu faço para colocar um banner da minha marca na minha página de produtos?

Para colocar banner na página de produtos, basta abrir um ticket através do Help Desk e escolha a opção "Cadastro / Inclusão de Banners" no Tópico de Ajudas. As medidas para os respectivos sites são:

- Dafiti: ter dimensões de 940x200 pixels
- Kanui: ter dimensões de 1168x150 pixels
- Tricae: ter dimensões de 960x145 pixels

Para uma boa resolução, a imagem precisa ter mais de 72dpi.(voltar ao topo)

 

Eu não consigo fazer upload do meu logo no Seller Center. O que ocorre?

Esta função está desabilitada no Seller Center no momento.(voltar ao topo)

 

Gerenciamento de Pedidos

Como visualizar os produtos e endereço de entrega de um pedido?

Acessando sua página de pedidos no Seller Center, na aba "Pendentes", basta clicar no "+" localizado ao lado esquerdo do 0do. (voltar ao topo)

 

O preço, disponibilizado nos detalhes do pedido, inclui o frete?

Se houver cobrança de frete do cliente, sim. Para casos de "frete grátis"  só constará no preço o valor do produto.(voltar ao topo)

 

Como faço para atualizar o status de "Pendente" para "Pronto pra Envio"?

Para prosseguir, é necessário o código de rastreamento referente ao pedido, que pode ser gerado pelo próprio fornecedor ou no ato da postagem nos Correios. Na seção "Ações", clicar em "Pronto para Envio", selecionar o método de entrega e incluir o código de rastreamento.(voltar ao topo)

 

É possível cancelar um pedido?

Sim, na seção "Ações", clicando em "Cancelar". Recomendamos que evite, ao máximo, a ocorrência de cancelamento de pedidos.(voltar ao topo)

 

Como faço para atualizar o status de "Pronto  para Envio" para "Enviado"?

Para prosseguir, é necessária a postagem do pedido nos Correios. Feito isto, na seção "Ações", clicar em "Enviar tudo" e em seguida "Salvar".(voltar ao topo)

 

Eu coloquei o código de rastreio de um pedido em outro. Como eu faço para corrigir?

Após adicionar o código de rastreio em um pedido, não é possível alterá-lo. É necessário entrar em contato com o nosso SAC para que entramos em contato com o cliente, explicar o ocorrido e indicar o código de rastreio correto. O parceiro não deve entrar em contato com cliente.(voltar ao topo)

 

No pedido do produto, aparece como método de pagamento “NoPayment” e o frete não foi cobrado. O pedido foi pago? Eu devo realizar o envio?

Sempre que um pedido aparecer no Seller Center, ele já foi pago. No caso, quando aparece a forma de pagamento “NoPayment”, quer dizer o consumidor utilizou um voucher de devolução ao adquirir o produto e nesse caso o frete não é cobrado do cliente. Quando você receber o relatório de vendas, no quinto dia útil do mês seguinte as vendas, indique que nessa venda você gastou X reais com o frete e a Dafiti irá te reembolsar esse valor. Guarde sempre os comprovantes, esporadicamente a Dafiti solicita aos fornecedores o envio dos comprovantes do gasto em frete para averiguação.(voltar ao topo)

 

Em um pedido do produto, aparece como método de pagamento “BoletoPayment”. Como eu sei se o boleto foi pago?

Sempre que um pedido aparecer no Seller Center, ele já foi pago. Neste caso, o boleto já foi pago e você deverá realizar o envio do produto.(voltar ao topo)

 

O cliente comprou um produto e minutos depois comprou o mesmo produto de novo. O que eu devo fazer?

Provavelmente o cliente cometeu um equívoco. Caso isso ocorra, entre em contato com a nossa área de SAC (sac-marketplace@dafiti.com.br). O SAC entrará em contato com o consumidor para verificar se não foi uma venda duplicada. Aguarde o retorno do SAC para saber qual das vendas deverá ser enviada.(voltar ao topo)

 

O CEP do cliente está errado, o que eu faço?

Informe o SAC através do e-mail sac-marketplace@dafiti.com.br e aguarde o retorno referente ao CEP correto para despachar o pedido.(voltar ao topo)

 

O preço pago pelo produto é inferior ao preço que eu coloquei no site. Eu serei reembolsado? O que ocorreu?

Provavelmente o desconto é referente a alguma campanha de marketing que o fornecedor aceitou participar, nesse caso o valor a ser recebido é o valor que o consumidor efetivamete pagou. Entretando, pode ocorrer de o cliente utilizar ao adquirir um produto de Marketplace um cupom de recuperação de carrinho: "Dafrec5". A Dafiti disponibiliza esse cupom ao consumidor por email depois de algumas semanas que o cliente colocou os produtos no carrinho e não finalizou a compra.  Esse cupom fornece um desconto de 5% sobre o valor de venda do produto. O fornecedor deverá indicar no relatório de vendas em quais pedidos o consumidor utilizou o cupom e a Dafiti irá repassar o valor integral do preço de venda do produto descontada a comissão. (voltar ao topo)

 

Em quantos dias eu devo postar o pedidos?

Após o pedido aparecer no Seller Center, você possui dois dias úteis, no máximo, para realizar o envio. Ou seja, caso você receba o pedido em uma segunda-feira, você deverá postar o pedido até quarta-feira. Ao passar de 48 horas úteis, o pedido estará em atraso.(voltar ao topo)

 

O pedido aparece com o status "Pending". O que ocorre? Eu devo realizar o envio do pedido?

O Status "Pending" é referente ao status do fornecedor que não começou a processar a venda ainda. Para alterar status você deve clicar em "Pronto para envio" na coluna "Ações". Você deve realizar o envio do pedido.(voltar ao topo)

 

O que são as etiquetas de postagem? Como imprimir a etiqueta de postagem?

A etiqueta de postagem ainda não está habilitada no Seller Center. Esse é um processo que vamos iniciar dentro de alguns meses somente.
Por enquanto, cada parceiro deve fazer o seu envio via Correios (ou transportadora, quando aplicável) normalmente. Nossos parceiros, em sua grande maioria, têm contratos com os Correios e podem gerar as etiquetas de envio/postagem dentro de suas operações/escritório/centro de distribuição. Caso não tenha esse contrato, providencie-o (veja como aqui), e enquanto isso envie os produtos diretamente no balcão de alguma agência dos Correios.
Depois de um produto ser enviado, é necessária a informação imediata do código de rastreamento no Seller Center (dessa maneira, nosso cliente recebe um e-mail sobre o envio do produto e consegue acompanhar a entrega - o que diminui eventuais problemas de SAC). (voltar ao topo)

 

 

Gerenciamento de Produtos

É possível editar informações de um produto já cadastrado?

Sim. Em "Gerenciamento de Produtos", na seção "Editar", clique no ícone e selecione "Editar informações do produto". As alterações feitas não entram em vigor instantaneamente, estão sujeitas à aprovação  do controle de qualidade da equipe, para segurança do sistema e dos fornecedores.(voltar ao topo)

 

Como atualizar o status de um produto para "Visível"?

O sistema indica, na seção "Visível", se o produto está disponível venda no site. Em caso negativo, clicando no "X", é possível visualizar o motivo e etapas necessárias para a solução do problema.(voltar ao topo)

 

Como habilitar ou desabilitar meus produtos?

Em "Gerenciamento de Produtos", na seção "Ativo", é possível habilitar e desabilitar seus produtos rapidamente clicando no ícone "ON/OFF". Caso queira desabilitar um produto, por favor coloque 0 (zero) no estoque - garantindo assim que o produto não será mais vendido. Mesmo assim, entenda que algum pedido pode ter sido gerado via boleto até esse momento e depois poderá aparecer nos seus pedidos - após pagamento por parte do cliente. (voltar ao topo)

 

Quanto tempo leva para o controle de qualidade aprovar um produto?

O processo de controle de qualidade geralmente é rápido. Essa etapa é necessária para verificar se a categorização e outras informações do produto estão adequadas.(voltar ao topo) 

 

O meu produto aparece como visível no Seller Center, entretanto o produto não está online no site. O que ocorre?

Quando o produto é aprovado no processo de Controle de Qualidade, o produto aparece com o símbolo de visível no Seller Center. Entretanto esse produto precisa passar pelo processo de categorização antes de ficar online. Esse processo pode demorar cerca de dois dias úteis. Por isso o produto pode apresentar o símbolo de “visível” e ainda não estar disponibilizado no site.(voltar ao topo)

 

Eu vendi um produto mas eu não tenho mais ele em estoque. O que eu faço?

Essa hipótese não pode acontecer. No entanto, se acontecer, o parceiro deve, imediatamente, entrar em contato com nossa área de atendimento ao cliente (sac-marketplace@dafiti.com.br) e entraremos em contato com o cliente para resolver o problema. No entanto, isso não pode acontecer e é passível de multa dependendo do volume de rupturas de estoque.(voltar ao topo)

 

Relatórios/Faturamento

É possível visualizar o extrato de um determinado período?

Sim. Na aba "Extrato da Conta", selecionar o período desejado (filtrado em semanas) para visualizar o extrato correspondente.(voltar ao topo)

 

A que se refere o campo "Receita"?

O campo "Receita" disponibiliza o valor total de vendas, para o período selecionado. Não inclui o frete.(voltar ao topo)

 

A que se refere o campo "Outras Receitas"?

O campo "Outras receitas" disponibiliza o valor total referente ao reembolso de frete, para o período selecionado.(voltar ao topo)

 

A que se refere o campo "Taxas"?

O campo "Taxas" disponibiliza o valor total referente a comissão, acordada com a Dafiti, pelo serviço de markeplace. Válido para o período selecionado.(voltar ao topo)

 

A que se refere o campo "Reembolsos"?

Se, porventura, houver a necessidade de reembolso, o valor será disponibilizado nesse campo.(voltar ao topo)

 

A que se refere o campo "Pagamento"?

O campo "Pagamento" disponibiliza o valor líquido total que o fornecedor receberá, referente ao período selecionado.(voltar ao topo)

 

Quando eu recebo o valor das vendas realizadas?

O fechamento contempla o período entre os dias 01 e 30/31 do mês. Ex: 01 a 30 de Abril. Todos os pedidos despachados/entregues e com código de rastreio cadastrados em nossa ferramenta, serão pagos no dia 20 do mês seguinte (se cair em um fim de semana/feriado, será efetuado no próximo dia útil). No exemplo, o pagamento seria feito no dia 20 de Maio. (voltar ao topo)

 

 

O valor no Seller Center difere do valor do relatórios de vendas. O que ocorre?

No valor apontado no Seller Center não contabiliza os descontos referentes as campanhas, as devoluções e os cancelamentos. O valor que deve ser considerado é o valor apontado no relatório de vendas que é enviado no primeiro dia útil do mês seguinte as vendas.(voltar ao topo)

 

SAC - Eventuais Problemas com Clientes

Eu enviei o produto, entretanto o produto voltou porque o endereço estava errado ou o endereço estava em zona de risco. O que eu faço?

O cliente recebe um vale-troca para fazer uma nova compra, assim ele podera colocar o endereço certo, e caso a entrega tenha voltado por se tratar de uma area de risco, em sua segunda compra ele sabera que deve retirar na agencia dos correior indicada(voltar ao topo)

 

Como o cliente realiza a troca de um produto? Quem arca com esses custos?

O modelo de marketplace não permite troca. Trabalhamos somente com devolução. Para o cliente devolver um produto, ele deverá entrar em contato com o SAC da Dafiti. O SAC da Dafiti irá gerar um código de postagem reversa para que o cliente envie o produto de volta ao parceiro. Após o fornecedor receber a devolução do produto, o fornecedor deverá dar baixa no prazo de 5 dias úteis, nos sinalizando que recebeu a devolução e que foi aprovada/rejeitada. Para ver como que realiza a baixa, consulte aqui. Com a aprovação, a Dafiti irá fornecer um voucher de devolução para o cliente efetuar uma nova compra no site. O custo da volta do produto da casa do consumidor ao depósito do fornecedor é por conta do fornecedor. Nós geramos o código de postagem reversa, mas o custo é descontado no fechamento. Se o parceiro não aceitar devolução, deverá encaminhar o produto de volta ao cliente e esse custo é do parceiro.(voltar ao topo)

 


Após adquirir o produto, em quanto tempo o cliente pode realizar uma troca? E por quais motivos?

Após realizar uma compra na Dafiti o fornecedor possui além dos 7 dias usuais para troca assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, um prazo de 30 dias para realizar a troca do produto após a entrega. O cliente poderá realizar a troca do produto pelos seguintes motivos: insatisfação com o produto, defeito no produto, avarias no produto recebido ou embalagem violada. Formas de restituição ao cliente: cupom de troca, estorno em cartão e reembolso em conta corrente.(voltar ao topo)

 

Ferramentas

É possível alterar informações do meu perfil?

Sim. Na aba "Ferramentas", na página "Seu perfil", é possível alterar informações da sua conta. As alterações não entram em vigor instantaneamente, estão sujeitas à aprovação do controle de qualidade da equipe, para segurança do sistema e dos fornecedores.(voltar ao topo)

 

É possível adicionar outros usuários à conta Seller Center?

Sim. Essa funcionalidade é bastante útil para que você consiga dar acesso a seus colaboradores de acordo com a função de cada um. Na aba "Ferramentas", na página "Gerenciamento de Usuários", clique no botão "Criar Novo Usuário" e preencha as informações solicitadas de acordo com o perfil de usuário que você precisa criar. Os 4 perfis de usuários possíveis, e as permissões de acesso de cada um são:

1) Usuário com Acesso Completo, que pode:
Ver e Editar toda informação no Seller Center
Administrar produtos
Processar pedidos

2) Usuário com acesso ao Catálogo
Usuário que pode editar informações que aparecem no menu de produtos

3) Usuário com acesso a Pedidos
Usuário que poderá processar os pedidos

4) Usuário API
Utilizado somente para usuários que utilizam API

(voltar ao topo)

 

É possível limitar o acesso de determinado usuário?

Sim. Na aba "Ferramentas", na página "Gerenciamento de Usuários", é possível limitar o acesso de outros usuários da conta. (voltar ao topo)

 

Marketing

Como funciona o Marketing?

Trabalhamos com dois tipos de Marketing - o pago e o incluso em sua comissão, que é de graça.
No de graça, embutido na comissão, temos muito volume de campanhas e, para termos nosso retorno financeiro do investimento em marketing, ou seja, precisamos que existam vendas. Por isso, precisamos fazer uma análise dos seus produtos e do potencial de venda deles na campanha. Dado isso, ele pode ou não ser aprovado para a campanha do formato escolhido.
Caso não seja aprovado, não desanime: ainda há chances de criar sua campanha! Temos o serviço de mídias pagas/trade marketing que cria a campanha que você quiser nos canais disponíveis: homepage, facebook, etc... Eles também enviam relatórios completos da sua performance - ou seja, a campanha é praticamente desenhada por vocês. (voltar ao topo)

 

Como participar das campanhas?

Enviamos convites aos nossos parceiros por email.  Para participar, basta responder, sinalizando se deseja entrar com todos os produtos, ou indicando os SKUs dos produtos que deseja colocar.

Importante ressaltar que, em todos os casos, os produtos enviados estão sujeito à análise da equipe de Marketing.(voltar ao topo)

 

Como enviar os produtos para participar das campanhas?

Precisamos apenas que enviem os SKUs padrão Dafiti dos produtos. Basta seguir esse passo a passo bem simples.(voltar ao topo)

 

Como ganhar maior exposição?

Além das campanhas, uma outra forma de ganhar visibilidade é aplicar descontos no preço (preço especial), já que temos muitas vendas orgânicas (vendas realizadas fora de campanhas) e, com o desconto, os produtos entram automaticamente na parte Outlet do site - o que gera muito mais tráfego para seus produtos. (voltar ao topo)

 

Como fazer os meus produtos ficarem com maior evidência nas campanhas e no site?

A disposição dos produtos no site é definida automaticamente por uma série de variáveis. Produtos com maior relevância tendem a ter uma posição melhor do que os demais. Para conseguir maior relevância, tenha fotos em boa qualidade, preço atrativo e grade completa.(voltar ao topo)

 

Quanto tempo a campanha fica no ar?

Nossas campanhas não têm um período de permanência determinado, elas variam de acordo com o desempenho. Se estiverem bem, a tendência é manter (talvez até investir em outros canais). Senão, são substituídas por novas campanhas.(voltar ao topo)

 

Posso entrar em mais de uma campanha? Por que não posso entrar em todas as campanhas da Home?

Cada campanha possui perfil diferente e analisamos o seu produto para ver em qual ele melhor se encaixa. Tomamos muito cuidado para que cada parceiro tenha seu espaço de divulgação.(voltar ao topo)

 

Posso fazer uma campanha exclusiva?

Se atender os requisitos como relevância, conversão, quantidade de SKUs, entre outros, provavelmente sim. Entretanto, como há um elevado número de parceiros e campanhas, não podemos garantir sem antes analisarmos minuciosamente a campanha e seus produtos.(voltar ao topo)

 

Quantos produtos são necessários para participar de uma campanha?

Normalmente uns 150 SKUs modelo/cor, dependendo da campanha. Importante lembrar que variação de tamanhos não contam. (voltar ao topo)

 

Preciso ter grade completa para entrar em campanhas?

Sim. Vemos que muitas vezes o nível de abandono do carrinho é alto pelo fato de não ter disponível o tamanho exato que o cliente deseja.

Tal exigência é feita para entrar nas campanhas, mas lembre-se de que o estoque é um dos parâmetros utilizados para determinar a posição de seus produtos dentro do site, então mesmo fora das campanhas, deixar a sua grade quebrada pode não ser ideal.(voltar ao topo)

 

Por que não me anunciam no Facebook e anunciam outras marcas?

A maioria dos produtos é anunciado via Facebook também. Para campanhas promocionais específicas, a mesma passa por uma seleção com nossos especialistas de FaceAds, que calculam sua rentabilidade. É importante lembrar que os anúncios no Facebook são diferentes das publicações das páginas das lojas.(voltar ao topo)

 

Qual estoque preciso ter para entrar em uma campanha?

É recomendado ter um certo volume de estoque para entrar em campanhas. Campanhas que têm produtos com grade quebrada possuem desempenho pior.  (voltar ao topo)

 

Posso entrar em qualquer campanha online?

A entrada em campanhas está sujeita à aprovação e análise do time de Marketing. (voltar ao topo)