Por Lei, todos os produtos enviados por Correios devem conter a Nota Fiscal Eletrônica na mesma embalagem. É extremamente importante, para evitar complicações jurídicas futuras, que esse procedimento seja seguido à risca.
Para cada Estado, existe um procedimento específico a ser seguido referente à emissão da Nota Fiscal. Para explicações e diretrizes gerais, a Dafiti/Kanui/Tricae orienta que o parceiro procure a Secretaria da Fazenda correspondente à sua localidade e busque esclarecer todas as dúvidas e procedimentos necessários.
No Estado de São Paulo, por exemplo, é possível ter a maioria dos esclarecimentos no link: https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/.
Extração de Dados no Seller Center para emissão da NFE:
Com um volume muito grande de pedidos, é muito importante começar a automatizar os processos de emissão de Nota Fiscal Eletrônica. O primeiro passo para fazer isso, é extrair as informações necessárias para o envio dos pedidos pendentes na aba “Pedidos”, do Seller Center.
Assim, é possível incluir as informações obtidas na planilha extraída no Sistema interno de envio e geração de NFE. Com isso, o processo é totalmente automatizado e não necessita o preenchimento de uma Nota Fiscal por vez, manualmente, agilizando bastante as entregas.
Quando o Fornecedor começa uma parceria com a Dafiti/Kanui/Tricae, existe uma tendência a um aumento natural nas vendas. Muitas vezes, esse aumento acaba sendo maior que o esperado e vindo junto com uma série de problemas referentes a atrasos e dificuldades na postagem dos envios. Obviamente, a Dafiti/Kanui/Tricae não espera que, de uma hora para a outra, os seus parceiros otimizem todos os seus processos e consigam atender, de maneira imediata, um crescimento exagerado na demanda.
Porém, é extremamente importante, para os dois lados, manter os padrões de qualidade na entrega e existem ferramentas para isso:
Contrato com os Correios:
É extremamente importante que todos os parceiros tenham contrato com os Correios. Com isso, é possível adotar processos simples e muito produtivos como o uso do
e-Sedex e a geração de guias reversas, para devoluções.
Além disso, ter um contrato com os correios garante vantagens como:
1- Maior agilidade na entrega
2- Menor custo de entrega
3- Total facilidade para o gerenciamento de Devoluções
É possível obter todas as informações necessárias sobre esses serviços no site dos Correios pelo link:
http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/comercio-eletronico
Ferramenta para gerenciamento de rastreios:
Para gerir os códigos de rastreio dos Correios, a Dafiti/Kanui/Tricae utiliza uma ferramenta chamada Enviei. Essa ferramenta permite você cadastrar os rastreios dentro da ferramenta online deles e ele faz todo o acompanhamento.
Através dela, é possível saber o que está atrasado e garantir que você será notificado em caso de extravio. A principal vantagem é que os Correios devolvem uma porcentagem do frete pago caso haja atraso na entrega (os Correios depositam direto na conta do parceiro). E a ferramenta já abre essa PI cobrando o dinheiro dos Correios.
O serviço não é caro, no site (http://enviei.com), é possível conferir uma tabela de preços e dúvidas frequentes.
Voltar ao Menu Principal